sábado, 3 de abril de 2010

Atividade 1.1- A construção do desenvolvimento sustentável sob a égide do neoliberalismo:um estudo sobre a economia política da crise ambiental"

Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna
Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada a
Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos

Disciplina – Economia Solidária
Professora – Luciana Machado

Resenha do artigo “A Construção do “Desenvolvimento Sustentável” sob a Égide do Neoliberalismo: um estudo sobre a Economia Política da “Crise Ambiental.”.

Em se tratando de desenvolvimento sustentável, deduz-se que há a necessidade emergente de se criar projetos em que se defenderão os bens naturais e, paralelamente, que haja a continuidade do crescimento industrial, ou seja, que não haja perdas no sistema capitalista.
É um assunto que desperta a atenção de muitas entusiastas e vem sendo discutido em grandes encontros internacionais.
Embora seja uma preocupação unânime, os encontros que vêm acontecendo parecem muito frágeis para a resolução dos problemas – a destruição do meio ambiente pelo crescimento industrial e tecnológico das grandes potências. Para tal crescimento, necessita-se de geração de energia eficiente, da redução de poluição tanto global quanto local e a racionalização do uso da matéria-prima, o que vem gerando aprofundamento nas pesquisas científicas, com o objetivo de proteger a natureza, porém, sem deixar de obter crescimento e desenvolvimento.
Mas, será que o interesse em se manter esse “desenvolvimento sustentável” é real e dele pode-se esperar decisões que venham, afirmativamente, resolver ou minimizar a situação?
O que se percebe com toda essa contradição natureza x capitalismo é uma grande máscara para a luta de classes, quando o domínio das grandes potências sobrepõe-se à temática, à ideologia da questão que é salvar o mundo enquanto há tempos.
“Nesta última grande conferência (Estocolmo – 1972 e Rio de Janeiro – 1992) foi proclamada a concepção de Desenvolvimento Sustentável, que se mostra enigmática (“apócrifa”, “apátrida”, “atemporal”) e frágil...”
Nota-se, então, um método paradoxo entre as necessidades da humanidade e o sistema capitalista mundial.

Bibliografia

OLIVEIRA, Leandro Dias de. A Construção do “Desenvolvimento Sustentável” sob a Égide do Neoliberalismo: um estudo sobre a Economia Política da “Crise Ambiental.”.

Autora da Resenha
Mirtes Vieira Teixeira Gonçalves, Itaperuna/RJ, Abril/2010.

Nenhum comentário: