sexta-feira, 30 de abril de 2010

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - CAMPUS ITAPERUNA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS

PROFESSORA: Luciana Machado da Costa
ALUNA: Leoneida Ladeira Rodrigues

Resenha 1

As Cooperativas de Trabalho e a Precarização
Fábio José Bechara SanchezPaul Singer

O Ministério do Trabalho e Emprego se esforça no sentido de propor uma regulamentação das cooperativas de trabalho. Com a finalidade de reconhecer e conceituá-las juridicamente, o que possibilitando regularizar estas cooperativas, freando o processo de precarização do trabalho.
Há uma discussão em torno do artigo7º, segundo o texto, do anteprojeto de lei para as cooperativas, que busca salvaguardar os direitos trabalhistas aos trabalhadores associados de cooperativas, combatendo assim a precarização.
Embora o trabalhador tenha de fazer cumprir seus direitos, tornou-se caro para o trabalhador recusar trabalho pelo fato de estar desprotegido de acordo com a lei. É necessário combater a precarização por meio da fiscalização do trabalho, delimitando-se o trabalhador assalariado e o trabalhador autônomo.
No conceito jurídico o trabalhador de uma cooperativa é classificado como um trabalhador autônomo, ora um empregador. Na verdade, ele é ao mesmo tempo dono associado e trabalhador da mesma. Ou seja, acumula dupla condição: a de dono e a de empregado da cooperativa.


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE
CAMPUS ITAPERUNA

Disciplina: Educação Solidária
Profª Luciana Machado
Aluno: Leoneida Ladeira Rodrigues

Resenha 2

Texto: AS CONDIÇÕES DA ECONOMIA DA VIRADA DO MILÊNIO E PERSPECTIVAS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Autor: José Brendan Macdonald

Alguns pontos fracos são evidentes no Capitalismo segundo o autor: evidencia-se o crescente desemprego, a fome, o crime organizado, a brutalidade policial e a crescente insegurança da população, frente deste sistema.
Outro fato de grande relevância segundo ele é a violação da natureza devido à concorrência e acumulação de capital. Pois o mercado é o tempo deste sistema e todos que desejam um mundo cada vez mais rico, abarrotado de mercadorias e de bilhões de dólares, não conseguirão se encontrar aos moldes das perspectivas do desenvolvimento sustentável.
Se todos enxergassem a possibilidade de que a sociedade poderá ser mudada com muita paciência, apesar dos problemas que este sistema causa, haverá uma esperança otimista, buscando uma economia solidária.
Na economia solidária, acontece que nas empresas autogestionárias, democráticas, os membros são empresários e trabalhadores ao mesmo tempo.
Aponta também suas reestruturações e adaptações: o Welfare State foi à reestruturação para vencer a Grande Depressão e o Neoliberalismo foi à saída para a crise do Welfare State. Contudo, o Neoliberalismo é ainda mais agressivo, pois traz na sua lógica o desemprego.

Nenhum comentário: