sábado, 3 de abril de 2010

ATIVIDADE 1.3 - A lógica global e a revisão do welfare state: a urgência de um novo pacto.”

Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna
Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada a
Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos

Disciplina – Economia Solidária
Professora – Luciana Machado
Resenha do artigo “A lógica global e a revisão do welfare state: a urgência de um novo pacto.”
Gilberto Dupas

A sociedade atual é composta de pessoas sempre insatisfeitas consigo mesma. São altamente consumistas; compram pelo simples prazer de consumir.
Em sua cabeça, o fato de poder comprar o faz “superior” aos outros, sendo assim, se o vizinho tem um carro ele procura comprar um superior a este, para mostrar que ele é superior ao outro.
Ele não se preocupa em ajudar ao próximo, ele só se preocupa com ele mesmo, tornando-se assim escravo da sua própria cobiça, que não lhe permite ver além de seu próprio umbigo.
Desde os primórdios que o homem não é avaliado, socialmente, por suas atitudes e seu caráter, e sim pela sua conta bancária, pela roupa que veste, pela casa aonde mora, pelo carro que tem, enfim, ele é avaliado pelos bens materiais que possui e tudo isto gera a um consumismo progressivo, onde cada um quer mostrar que tem mais poder que o outro, ou ele consome ou é excluído desta sociedade consumista e consumidora.
Neste afã de consumir, ele pode muitas vezes se envolver num mundo de delinquência, geralmente sem volta, o que poderá lhe trazer doenças epidemiológicas o que faria com que o Estado aumentasse gastos desnecessários com a saúde pública .
O Estado, ao tentar ajudar a classe menos favorecida proporciona “programas de ajuda” - Bolsa Família, Vale Gás, etc. - o que os leva, cada vez mais, a uma dependência econômica.
Os valores estão destorcidos, desvalorizados, há que se mudar a mentalidade para que antigos valores sejam reativados em prol de uma sociedade mais justa e humanizada.
Enquanto não assumirmos esta consciência seremos eternamente uma geração pobre de sentimentos, de caráter e economicamente miseráveis.
BIOGRAFIA
DUPAS, Gilberto, A lógica global e a revisão do welfare state: a urgência de um novo pacto.

AUTORA DA RESENHA
Marilene de Fátima Torres Pereira, Itaperuna/RJ, Abril/2010.

Nenhum comentário: