sexta-feira, 16 de abril de 2010

ATIVIDADE 1.1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE – CAMPUS ITAPERUNA.

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS

Atividade avaliativa-professora Luciana

Por: Maria Cláudia Ferreira Rodrigues

ATIVIDADE 1: RESENHAS

ASSUNTO: AS CONDIÇÕES DA ECONOMIA DA VIRADA DO MILÊNIO E PERSPECTIVAS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Como podemos pensar em desenvolvimento sustentável se tudo que há em torno da humanidade está interligado, nada existe por si só e não há desenvolvimento sem utilização dos recursos naturais e o mais importante a ser ressaltado e que não há tempo para que seja feita uma reposição dos recursos da natureza.

Para José Brendan Macdonald, não há sinais de um desenvolvimento sustentável, o conceito de desenvolvimento aparece como: “incessante expansão de mercadorias e como melhoria da qualidade de vida para um número crescente de pessoas.”

Segundo o autor a humanidade vive num impasse, pois, vivemos numa sociedade capitalista onde a preocupação no sentido de interesse é a acumulação de capital ou crescimento econômico.

No que se refere à acumulação de capital fica explicita a inversão de valores.

Na visão do autor as mercadorias são os personagens do sistema capitalista que são sujeitos da história.

Essa busca pelo desenvolvimento através da acumulação de capital tornou-se uma ameaça a vida no planeta e nada tem sido feito para impedir ou diminuir a destruição desenfreada dos recursos naturais existentes em nosso planeta.

O autor conclui seu texto dizendo que a sociedade deve fazer o possível para aproximar-se da perfeição, de que forma? O próprio autor não considera possível, ele afirma que na verdade é algo fora da realidade comum, algo incapaz de ser alcançado. “É o que chamo de paradoxo do intento do paraíso terrestre.”

Nenhum comentário: