sexta-feira, 16 de abril de 2010

ATIVIDADE 1.1

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE- CAMPUS ITAPERUNA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Professora: Luciana Machado
Aluna: Solange da Costa Bussade do Carmo

MACDONALD, José Brendam. As Condições da Economia na Virada do Milênio e Perspectivas para um Desenvolvimento Sustentável
Na visão de José Brendam MacDonald o tema desenvolvimento sustentável apresenta alguns conceitos os quais se reveste de grande desafio. O desenvolvimento pressupõe melhora da qualidade de vida, gerando satisfação das pessoas, com atendimento as suas necessidades básicas.Porém inseridos nesta sociedade capitalista, onde o foco principal é a acumulação, sobretudo com um consumismo exagerado, percebe-se a formação do mercado mundial ao qual na visão de MacDonald ele chama de protocapitalismo.
O crescimento econômico é um fenômeno macrossocial que é reflexo de um fenômeno microssocial, onde vale a preocupação com o que produzir e seu valor, ou o quanto isso pode render. Daí entender que a visão não é a produção de bens em si e sim o lucro conquistado a qualquer preço.
Mercadorias são vistas como personagens, as pessoas são os objetos e empresários e trabalhadores deverão se submeter a reprodução das mercadorias.
A ordem é matar ou morrer.
Com esta corrida acelerada em prol do lucro, questões ligadas ao Meio Ambiente como efeito estufa, camada de ozônio, desmatamento das florestas, desertificação ficaram relegadas a planos periféricos. No afã do lucro viola-se a Natureza sob a égide da mais-valia.
A acumulação de lucros trouxe o êxodo rural e inchamento e favelização das cidades. Neste contexto, surge o proletário, cidadão comum que aparece com sua força de trabalho, onde muitas vezes fica desempregado ou tem salário miserável.
O despreparo tecnológico surge diante da globalização, onde se vê como tendência o desemprego- componente congênito do capitalismo. Porém, na visão do autor o capitalismo não durará por longo período. Ele se romperá no presente século- Anjo Nivelador.
Com o fim da ditadura da mídia, grandes empresas se fragmentam em pequenas. Acredita-se ainda, que com esta ruptura, aparecerá uma economia autogestora, onde empresários e empregados comungam das mesmas conquistas. Aparecerá assim uma sociedade sem classes.
Mecanismos diversos são vistos em alguns países do século XIX e hoje outras experiências com novas roupagens- economia solidária – cuja política trata da distribuição do poder e a economia trata da produção e distribuição de bens úteis.
Assim sendo, assevera Brendam que somente as empresas autogestionárias, do terceiro setor, são democráticas com visão para o amanhã.

Nenhum comentário: