sexta-feira, 16 de abril de 2010

AS CONDIÇÕES DA ECONOMIA DA VIRADA DO MILÊNIO E PERSPECTIVAS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Instituto Federal Fluminense
Economia da Solidária

AS CONDIÇÕES DA ECONOMIA DA VIRADA DO MILÊNIO E PERSPECTIVAS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por José Brendan Macdonald, sociólogo e professor lotado no Departamento de Economia da UFPB, Campus I, João Pessoa
Palestra proferida para o Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente no dia primeiro de junho de 2000

Aluno: Dennes Lima Antonio

Resenha

Por volta de dois séculos atrás a humanidade viveu um período obscuro na sua história, que foi marcado pela escravidão. Momento este, onde alguns grupos na sociedade tinham grande prestígio, poder e outros grupos eram tratados como animais. Hoje estamos no terceiro milênio, teoricamente uma época mais evoluída. Mas assim como no século XVIII a desigualdade social era visível e massacrante, essa mesma desigualdade não mudou, atinge níveis cada vez maiores.
Atualmente a sociedade está vivendo sob a orientação do sistema capitalista. E vale destacar que uma das característica do modelo capitalista.Vale destacar que uma das características do capitalismo e a exploração, depredração, poluição preocupação do meio ambiente, sem qualquer preocupação com a preservação, visando apenas o lucro.
O atual sistema o planeta tem sofrido grandes conseqüências por essa exploração abusiva, como: enchentes, super aquecimento, fenômenos que da elevação da temperatura dos oceanos, gerando fenômenos do “El ninho”.
A reunião de Kyoto teve por objetivo reduzir 15% de emissão de poluentes, mas o poderoso Estados Unidos não concordou.
Diante do exposto podemos entender que a relação de capitalismo com a natureza infelizmente é do tipo parasitismo, onde apenas o capitalismo é beneficiado e a natureza e prejudicada de das formas “possíveis”.
Outro problema enfrentado pelo capitalismo é o crescente desemprego e suas conseqüências.
Em face das tendências do atual modelo econômico sabemos que a sociedade perfeita jamais existirá na Terra. Mas é de extrema necessidade criar medidas e fortalecer medidas coerentes para usufruirmos do ambiente de maneira equilibrada.

Nenhum comentário: