sábado, 3 de abril de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA: Atividade 1.2- "Aconstrução do desenvolvimento sustentável sob a égide do neo-liberalismo:um estudo sobre a economia política da c

Atividade 1.2

Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna
Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada a
Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos

Disciplina – Economia Solidária
Professora – Luciana Machado
Resenha do artigo “A CONSTRUÇÃO DO “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” SOB A ÉGIDE DO NEO-LIBERALISMO: UM ESTUDO SOBRE A ECONOMIA POLÍTICA DA “CRISE AMBIENTAL”.”

Quando se fala em “Desenvolvimento Sustentável”, percebe-se que se faz necessário a criação de programas em que haja crescimento econômico sem a degradação da natureza.
Este tema é muito polêmico e vem sendo discutido mundialmente.
A degradação da natureza em prol do crescimento industrial e tecnológico tem rendido boas matérias na mídia, criam-se ONG’s, Projetos, etc., para defendê-la, mas tudo isto tem que acontecer sempre acompanhado do crescimento industrial, ou seja, o capitalismo.
Será que estão realmente preocupados, interessados verdadeiramente na defesa da natureza? Será que esta postura não é um meio de atrair para si mais credibilidade gerando assim mais lucros próprios?
O homem, com sua enorme ganância só visa lucro em prol de si mesmo, depredando, esgotando a natureza, pois ele acredita que esta é um bem natural inesgotável e infinito, assim sendo, ele polui, desmata, viola a mãe terra em prol do seu próprio crescimento econômico deixando de lembrar que esta é sua maior garantia de sobrevivência.
Quisera poder falar ao mundo todas as vantagens da preservação da natureza para que num futuro tenhamos realmente uma vida sadia, possamos respirar um ar saudável sem os agentes poluidores que tanto nos maltratam.
Finalizando, acrescento uma reflexão de Gleidson Melo muito pertinente ao assunto:
“Cuide bem da natureza”,
Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza. A chuva fina chegava de mansinho. O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão. Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro. Era o homem construindo e destruindo a sua casa. Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado. Dias mais quentes aquecem o “planeta água”. Tenha um instante com a paz e a harmonia. Reflita e preserve para uma consciência coletiva. Ainda há tempo, cuide bem “da natureza.”.
BIOGRAFIA
OLIVEIRA, Leandro Dias de. A Construção do “Desenvolvimento Sustentável” sob a Égide do Neoliberalismo: um estudo sobre a Economia Política da “Crise Ambiental.”.”

http://www.pensador.info/preservacao_da_natureza/

AUTORA DA RESENHA
Marilene de Fátima Torres Pereira, Itaperuna/RJ, Abril/2010.

Nenhum comentário: