sexta-feira, 16 de abril de 2010

ATIVIDADE 1.2

Instituto Federal Fluminense - Campus Itaperuna
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Aluna: Nildes Sales Moreira Pinto
Disciplina: Economia Solidária
Professora: Luciana Machado

Resenha

Texto: A construção do "desenvolvimento sustentável" sob a égide do neoliberalismo: um estudo sobre a economia política da "crise ambiental"
Autor: Leandro Dias de Oliveira

Hoje, é visto como o caminho mais seguro para a edificação de uma sociedade mais justa,o desenvolvimento sustentável. A "redenção de inúmeros males da humanidade" é um pensamento que surge para possibilitar tal necessidade. O autor, Leandro Dias de Oliveira faz uma trajetória de como a idéia de "desenvolvimento sustentável"acabou se relacionando como um possível fator resolução da "crise ambiental".
Quando a ordem do neoliberalismo econômico - doutrina que defende a liberdade econômica, sem a interferência do Estado nas negociações, e a abertura dos mercados internos para a concorrência internacional; os neoliberais alegam ainda que a economia competitiva faz os preços e a inflação caírem - começou a discutir a melhor utilização dos recursos naturais fez-se a aproximação entre desenvolvimento e meio ambiente.
O autor cita o evento onde houve uma consolidação do modelo de Desenvolvimento Sustentável em caráter global, a Segunda Conferência das Nações Unidas sobre Meio ambiente e Desenvolvimento (ECO - 92, na cidade do Rio de Janeiro), época em que países adotaram a Agenda 21 - é um programa de ações que envolve governos, empresas e a população para tentar promover,em escala mundial, o desenvolvimento sustentável,por meio de modelos de crescimento que satisfaçam as necessidades presentes sem comprometer os recursos necessários no futuro, que somava orientações de cuidados com a natureza para não haver seu esgotamento, nem a descontinuidade do ritmo capitalista - sistema político e econômico no qual os meios de produção, como indústrias e fábricas são privadas, e o valor de bens e serviços são determinados pele lei da oferta e da procura, com mediação limitada do Estado.
Leandro explica que adotar novas formas de produção baseadas em estudos científicos sobre o impacto ambiental dessas ações, para que aconteça a preservação dos bens naturais,como também, lucros ainda maiores e, logicamente, mais duráveis,é "desenvolvimento sustentável" - em outras palavras, a extração e a utilização de recursos devem permitir seu restabelecimento natural. Assim se resume essencialmente "desenvolvimento sustentável", não havendo como questionar que essa é uma expressão de adaptação do capital à diferentes necessidades dos nossos dias.
O texto é finalizado com um alerta de que O Desenvolvimento Sustentável e o Neoliberalismo Econômico são farsas, pois só ocorreria quando houvesse um planejamento das atividades econômicas e a conscientização de que os recursos naturais são finitos. A redistribuição rendosa do capital é a verdadeira tônica dessa discussão.

Autora da resenha: Nildes Sales Moreira Pinto/abril de 2010.

Nenhum comentário: