sábado, 3 de abril de 2010

Atividade 1.1 “As condições da economia da virada do milênio e perspectivas para um

Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna
Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada a
Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos

Disciplina – Economia Solidária
Professora – Luciana Machado
Resenha do artigo “AS CONDIÇÕES DA ECONOMIA DA VIRADA DO MILÊNIO E PERSPECTIVAS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”.

Em pleno século XXI, e o homem ainda não percebe, ou não quer perceber que pode crescer economicamente sem perder qualidade de vida.
Tudo gira em torno de capital, o lucro conseguido é a mola mestre do capitalismo!
Perseguem bens materiais sem se lembrarem que se quisessem poderiam manejar o que há de melhor na natureza, tirando dela suas riquezas, sem depredá-la: “... num delírio de grandeza o governo resolveu cortar a selva inteira com uma rodovia, a Transamazônica, e instalar milhões de colonos às suas margens. A Transamazônica é hoje um caminho lamacento e semi-abandonado...”.
O capitalismo também gera desemprego, sua consequência é mais miséria e mais delinquência, isto é, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais miseráveis.
“A Amazônia ainda continua sendo vista como uma fruta que deve ser espremida a qualquer preço. O Brasil já tem uma enorme safra, de 77 milhões de toneladas de grãos, mas poderia colher cinco vezes mais num pedaço de terra como o do Estado da Bahia, desde que aplicasse padrões europeus de plantio e colheita. Em vez disso, a agricultura avança as bordas da floresta, deixando atrás um campo semeado de toras abatidas...”.
Neste trecho podemos perceber o quanto o homem desvaloriza sua própria sobrevivência priorizando bens de riqueza. Quando será que iremos nos conscientizar de que sem natureza não há vida? O fato é que se pode preservar sem desmatar.
Felizmente, agora, estas opções começam a ser discutidas a sério, e mesmo assim, entre pequenos grupos de pessoas comprometidas com a preservação da natureza.
Espero que o novo milênio sensibilize o homem, despertando nele um novo sentimento sobre a preservação do planeta em que vive - a mãe terra - para que nossos futuros habitantes tenham, realmente, qualidade de vida num planeta saudável e equilibrado ecologicamente.
BIOGRAFIA

OLIVEIRA, Leandro Dias de. A Construção do “Desenvolvimento Sustentável” sob a Égide do Neoliberalismo: um estudo sobre a Economia Política da “Crise Ambiental.”.

ALVARENGA, Tales. A DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA, Revista VEJA, p.18, 24.12.1997.

Autora da Resenha - Marilene de Fátima Torres Pereira, Itaperuna/RJ, Abril/2010.

Nenhum comentário: