sábado, 17 de abril de 2010

ATIVIDADE 1.2

Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia

IFF-Instituto Federal Fluminense

Campus Itaperuna

Professora: Luciana Machado da Costa

Aluna: Rosilane Aparecida Muniz Finamore

Resenha 2

A Construção do “Desenvolvimento Sustentável” sob a Égide do Neoliberalismo:um estudo sobre a Economia Política da “Crise Ambiental”

Leandro Dias de Oliveira

Segundo o autor,o Desenvolvimento Sustentável propõe a resolução da ‘crise ambiental”,crise esta vinculada à exploração de recursos naturais inadequadamente.

Muitos debates foram realizados em torno desse assunto em Conferências como a de Estocolmo(1972) e Rio de Janeiro(1992).

Na última Conferência(1992)foi proclamada a concepção de Desenvolvimento Sustentável,embora ainda frágil.mas a mesma atingiu seu intento quando o debate de uma melhor utilização da natureza inseriu-se na ordem do neoliberalismo econômico.

A Segunda Conferência (ECO-92),realizada na cidade do Rio de Janeiro, foi a grande responsável pelo acordo de celebração do modelo de Desenvolvimento Sustentável em caráter global,mas o grande acerto ocorreu na Conferência de cúpula G7,EM 1989,quando os sete países mais poderosos economicamente do mundo fizeram um apelo no sentido de “adoção imediata em âmbito mundial,de políticas baseadas no desenvolvimento sustentável.”

A adoção imediata não ocorreu por mudanças de prioridades,pois o Desenvolvimento Sustentável nasceu no âmago do pensamento da classe dominante,com o Princípio da Precaução”,visando lucros maiores.

Dessa forma,S.Schmidheiny(1992),afirma que “a pedra angular do Desenvolvimento Sustentável é um sistema de mercados abertos e competitivos em que os preços são fixados de forma a refletir os custos dos recursos ambientais e outros”.

Visto dessa forma,Desenvolvimento Sustentável configura-se como pensamento dominante de nossa época,mas o ocultamento de ideias comungadas com o pensamento ecológico foram medidas necessárias para uma melhor aceitação das ideias propostas,na verdade é uma luta de

Segundo A.M.Rodrigues, Desenvolvimento Sustentável é um deslocamento ideológico da luta de classes,usando a “natureza”como artifício.

Conclusão:

Logo,torna-se pertinente questionar a existência de uma crise verdadeira para o capital de caráter ambiental,porque é inquestionável que o Desenvolvimento Sustentável é uma das faces da moeda deste grande processo de adaptação do Capitalismo às novas necessidades dos dias atuais.

Tudo isso parece indicar uma farsa,onde tanto o Desenvolvimento Sustentável quanto o Neoliberalismo Econômico são apenas máscaras de um grande processo de reestruturação produtiva do capital.

Nenhum comentário: