sábado, 3 de abril de 2010

Atividade 1.3- “As condições da economia da virada do milênio e perspectivas para um

Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna
Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada a
Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos

Disciplina – Economia Solidária
Professora – Luciana Machado
Resenha do artigo “As condições da economia da virada do milênio e perspectivas para um
desenvolvimento sustentável.”
Embora todos desejemos soluções para as questões ambientais, podemos reconhecer que as dificuldades e os obstáculos são muitos.
Deparamo-nos com as questões de sobrevivência saudável: ar puro, alimentação adequada, uma natureza rica e produtiva, com um solo que possa se isentar de tanto agrotóxico.
Há uns anos, lembro-me que passeava muito em sítios e todos eram muito bem povoados. Havia muita fartura, muito plantio, criação de gado... Enfim, as pessoas eram felizes nesses lugares e não sentiam vontade de morar em zona urbana. Hoje, grande parte se desloca para os centros, objetivando uma melhoria de vida, que sabemos não encontrar. Pelo contrário, essas pessoas passam por dificuldades muito maiores do que as que encontravam enquanto moradores da zona rural.
Dessa forma, acredito que esses são indícios que deveriam ser preocupantes motivos de análise e tentativas de resolução, para que o Brasil, principalmente, volte a ser grande produtor em diversos bens naturais. A natureza é rica e tem muito a nos oferecer, precisa de cidadãos motivados a cuidar bem e preservá-la; dela depende o nosso presente e futuro.
Por outro lado, sabemos que vivemos numa sociedade capitalista, cujos lucros se concentram nas grandes potências e camadas sociais. Essas visam o acúmulo de poder, com construção de estruturas monumentais, desmedidas em detrimento da natureza.
Esse capitalismo desmedido em que só pensa no acúmulo de lucros cega as pessoas.
Torna-as frias, desumanas. Passam a ver o seu próximo – o trabalhador assalariado, principalmente, como máquinas de fazer dinheiro. Quanto mais dinheiro acumulam, mais desejam... Não têm limites. É o homem devorando o homem e devastando a natureza.
O que pleiteia é que os homens sejam iluminados e se organizam com o intuito de cuidarem bem de seus cidadãos, da natureza e formem uma sociedade justa, digna, vivente (e não sobrevivente) e que o mundo caminhe, pelo menos tentando alcançar a perfeição.
Bibliografia
MACDONALD, José Brendan- “As Condições da Economia da Virada do Milênio e Perspectivas para um Desenvolvimento Sustentável”
Autora da Resenha
Mirtes Vieira Teixeira Gonçalves, Itaperuna/RJ, Abril/2010.

Nenhum comentário: