sexta-feira, 16 de abril de 2010

ATIVIDADE 1.2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE.

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROEJA.

ALUNA: LUCIANA DE OLIVEIRA PINTO CURTY

PROFESSORA ; LUCIANA MACHADO

RESENHA CRÍTICA

AS CONDIÇÕES DA ECONOMIA DA VIRADA DO MILÊNIO E PERSPECTIVAS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

José Brendam Macdonald

O autor faz uma crítica ao capitalismo, demonstrando que o crescimento econômico ou a acumulação de capital em todo o contexto histórico é um fenômeno macrossocial, reflexo de um fenômeno de origem microssocial, pois tem como referência cada capitalista individual, que é o intento de acumular lucros.

Que é o sistema econômico que mais provocou reprodução de bens, levando a multiplicação incessante de valores de troca.

O autor faz alusão a acumulação de capital na ética burguesa, que as mercadorias são os personagens do sistema capitalista e os sujeitos da história e que as pessoas são objetos e que tem de submeter-se a reprodução das mercadorias.

Demonstrando que essa crescente acumulação de capital, também viola o patrimônio mais importante da humanidade, a natureza.

Desse modo, o autor enfatizou que graças a prática de uma acumulação de capital cega, o mercado mundial levou a depredação da natureza, tornando cada vez mais difícil sustentar uma economia baseada no desenvolvimento sustentável.

Outro fato de relevância, são os componentes congênitos do capitalismo: o crescente desemprego, a fome,, a delinqüência, o crime organizado, a brutalidade policial, a favelização, o narcotráfico, a crescente insegurança da população.

Segundo autor, o sistema capitalista não durará por longo período histórico, pois além de ser antopofágico, ele é autofágico.

Assim, finaliza dizendo que não existe sociedade perfeita, mas que todas as pessoas deveriam agir como se fosse possível, desta forma, com muita paciência poderiam criar uma nova e melhor sociedade.

Itaperuna, 16 de abril de 201

Nenhum comentário: