sexta-feira, 16 de abril de 2010

ATIVIDADE 1.1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE.

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROEJA.

ALUNA: LUCIANA DE OLIVEIRA PINTO CURTY

PROFESSORA ; LUCIANA MACHADO

RESENHA CRÍTICA

A CONSTRUÇÃO DO “ DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” SOB A ÈGIDE DO NEOLIBERALISMO: UM ESTUDO SOBRE A ECONOMIA POLÍTICA DA “CRISE AMBIENTAL”.

Leandro Dias de Oliveira

O presente texto trata-se da interelação do Desenvolvimento Sustentável, Neoliberalismo, Economia Política e Crise Ambiental.

O autor faz uma crítica a usurpação do meio ambiente pelos interesses individuais, coletivos, econômicos, políticos e social.

Que a questão ambiental deve ser tratada de forma global, considerando que a degradação ambiental é resultante de um processo social, determinado pelo modo como a sociedade apropria-se e utiliza os recursos naturais. Não sendo possível pretender resolver os problemas ambientais de forma isolada. Sendo necessário introduzir uma nova abordagem decorrente da compreensão de que a existência de uma certa qualidade ambiental está diretamente condicionada ao processo de desenvolvimento adotado pela nações.

Que os países desenvolvidos são os maiores poluidores, os que consomem mais recursos naturais e mais produzem lixo no mundo.

Devendo-se ter muito cuidado à análise do modelo de desenvolvimento sustentável, pois muitos países que o adotam, utilizam deste modelo para mascarar uma realidade, como o crescimento frenético do capitalismo neoliberal que busca conquistar tudo e todos para a supremacia de alguns poucos em detrimento da dignidade da vida.

Enfatiza o artigo 225 da Constituição da República federativa do Brasil, que preceitua: todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Que o Estado deveria atuar frente à questão ambiental de forma mais severa, não o faz em razão das condições impostas pela classe dominante.

Desta forma, que no momento em que o mundo avança pela modernidade, ressurge o neoliberalismo, com a mesma agressividade de suas conquistas sociais do século XIX, dominador, controlador, detentor das riquezas. E aos desafortunados, nega-se trabalho, saúde, educação, necessidades básicas que todos deveriam ter.

Assim, apesar de todas as nações passarem por crises, sejam de ordem econômica, política, social e até ecológica, o que prevalece é o processo de adaptação do Capitalismo frente às crises e o Meio Ambiente ficando a mercê deste gigante, “Capital”.

Itaperuna, 16 de abril.

Nenhum comentário: