sexta-feira, 9 de abril de 2010

ATIVIDADE 1.1- As condições da economia da virada do milênio e perspectiva para um desenvolvimento sustentável

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

IFF – INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Campus Itaperuna

PROFESSOR: Luciana Machado da Costa

ALUNA: Dalva de Oliveira Silva Soares

PÓS-GRADUAÇÃO PROEJA

Resenha

As condições da economia da virada do milênio e perspectiva para um desenvolvimento sustentável

O presente tema apresenta um desafio muito grande e difícil, pois aparentemente não há sinais notáveis para um desenvolvimento sustentável hoje nesta virada do milênio.

Os primeiros fariam bem em falar sempre em crescimento econômico, os segundos, estes sim, fazem jus ao termo, pois um desenvolvimento autêntico supõe a melhoria da qualidade de vida: suas necessidades básicas como alimentação, saúde, habilitação , renda etc...

Intromissões portuguesas na África ocidental ao longo do século XV em busca de ouro, especiarias e escravos se dá a expansão marítima da Europa. Dos séculos XVI a XIX expulsam milhões de camponeses dos campos da Europa ocidental, fortuna para novos agressivos aventureiros.

De acordo com a ética burguesa a acumulação de capital é um fim em si e tudo mais tem que submeter a ela.

Na busca de enriquecimento a qualquer meio, os empresários vêm agredindo a natureza de forma desenfreada, ignorando totalmente tudo e todos, prejudicam a flora, fauna e até mesmo as condições climáticas e a saúde das pessoas, eles querem lucros, dividendos, oriundos de uma forma inadequada. segundo os cientistas prevêem. O autor José Brendan Macdonald, sociólogo e professor lotado no Departamento de economia da UFPB I, João Pessoa defende estes conteúdos em suas pesquisas assim como sugestão dos outros autores como Javier Rosique Garcia e Edison Barbieri, ecologia - preservar para viver, Editora Cidade Nova, São Paulo, 1992 e Paul Singer, globalização e desemprego, p.133, Editora Contexto, São Paulo 1998.

Entendemos que se as maiores potências industriais só visarem lucros, em pouco tempo o verde, as águas, a terra fértil e os alimentos ficarão mais escassos, entretanto com a escassez, a natureza deixará de existir.

Nenhum comentário: