sexta-feira, 16 de abril de 2010

ATIVIDADE 1.1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA FLUMINENSE CAMPUS ITAPERUNA.

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU- EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Disciplina: Economia Solidária

Professora: Luciana

Aluna: Maria das Graças R. Rezende

Texto: A construção do “desenvolvimento sustentável” sob a égide do neoliberalismo: um estudo sobre a economia política da “crise ambiental” – Leandro Dias de Oliveira

Atualmente, se aponta que, o caminho mais seguro para a construção de uma sociedade mais justa é o desenvolvimento sustentável. Esse conceito surge como uma possibilidade para a “redenção de inúmeros males da humanidade”. Leandro Dias de Oliveira busca nesse texto mostrar a trajetória de como o conceito de “desenvolvimento sustentável” pôde se relacionar com a resolução da “crise ambiental”, assunto tão presente nos debates internacionais. A aproximação entre desenvolvimento e meio ambiente só se fez quando a ordem do neoliberalismo econômico começou a debater a melhor utilização dos recursos da natureza.

A Segunda Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO – 92, no Rio de Janeiro) é citada por Oliveira como o evento onde houve uma afirmação do modelo de Desenvolvimento Sustentável em caráter global. Nesta ocasião muitos países adotaram a chamada a Agenda 21, que dentro da orientação do desenvolvimento sustentável, orientava que se cuidasse da natureza para evitar o seu esgotamento e até mesmo não prejudicar a continuidade do ritmo capitalista. O Desenvolvimento Sustentável se resume basicamente em adotar formas de produção baseadas em estudos científicos sobre o impacto ambiental dessas ações para que ocorra não só uma preservação dos bens naturais mas também lucros maiores e mais duráveis.

Dessa forma, o significado estratégico da “crise ambiental” seria o fato de que houve um esgotamento de um estilo de desenvolvimento onde a natureza se transformou em combustível e o homem (proletário) em engrenagem na máquina econômica mundial. Assim, seria inquestionável que o Desenvolvimento Sustentável é uma expressão da adaptação do capital à novas necessidades dos dias atuais. Oliveira finaliza o texto alertando que tanto o Desenvolvimento Sustentável quanto o Neoliberalismo Econômico são, na verdade, máscaras de um grande processo de reestruturação produtiva do capital.

Nenhum comentário: