sexta-feira, 16 de abril de 2010

Democracia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Itaperuna
Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia – Ministério da Educação
Pós- Graduação Latu Senso – Em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
Disciplina: Economia Solidária
Professora: Luciana
Aluna: Elane de Azevedo Campos
Atividade 1.1

Democracia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Texto redigido com base numa exposição feita no Colóquio de inverno, “Los grandes cambios de nuestro tiempo: La situación internacional, América latina y México”, realizado na Cidade do México de 10 a 21 de fevereiro de 1922, publicado por Unam/consulta/FCE, 1993.

Mudança global, deterioração ambiental e pobreza

Este texto aborda a questão ambiental que vem sendo uma crescente preocupação para vários ambientalistas. Há muito, o planeta vem dando sinais de constantes mudanças climáticas em virtude da falta de comprometimento das grandes potências que só se preocupam com o crescimento econômico, sem pensar nas conseqüências de seus atos.
Através de uma linguagem bastante clara o autor do texto relata que degradação ambiental emerge do crescimento da globalização da economia. Não só na degradação das bases da sustentabilidade ecológica e do processo econômico, mas como uma crise que questiona a racionalidade do sistema social, os valores, os modos de produção e os conhecimentos que o sustentam.
Segundo o autor com a grande problemática ambiental há a necessidade de pensar em bases ecológicas, inovação de tecnologias para reciclar os rejeitos contaminantes, incorporar normas ecológicas aos agentes econômicos, valorizando o patrimônio dos recursos naturais e culturais para passar um desenvolvimento sustentável.
Vivemos num mundo capitalista aos quais não escapam nem a natureza nem a cultura. Hoje a pobreza é resultado de uma cadeia causal e de um círculo vicioso de desenvolvimento de perversa-degradação ambiental-pobreza, induzido pelo caráter eco destrutivo e excludente do sistema econômico dominante. Hoje um dos grandes desafios que a sustentabilidade enfrenta é a construção de conceitos de ambiente como um potencial produtivo sustentável.
O desenvolvimento sustentável converte-se numa forma de erradicar pobreza, satisfazer as necessidades básicas e melhorar a qualidade de vida da população, porém toda essa mudança esbarra pela racionalidade econômica dominante e pela centralização do poder.

Conclusão:
As transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social.
A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é, portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações

Nenhum comentário: