domingo, 18 de abril de 2010

Resenhas - Economia Solidária

Resenha 1

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, CAMPUS ITAPERUNA
PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Disciplina: Economia Solidária
Professora: Luciana Machado
Aluna: Carla de Freitas Armond
DEMOCRACIA AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O desenvolvimento sustentável deve ser baseado num projeto que busque erradicar a pobreza, satisfazer as necessidades básicas e melhorar a qualidade de vida da população. A gestão ambiental não deve se limitar a regular o processo econômico mediante normas de ordenamento ecológico, métodos de avaliação de impacto ambiental e instrumentos econômicos para a valorização dos recursos naturais. Os princípios de racionalidade, devem, sim, oferecer novas bases para construir um novo paradigma produtivo alternativo, fundado no potencial ecológico, na inovação tecnológica e na gestão participativa dos recursos.
A sustentabilidade do processo de desenvolvimento implica o reordenamento dos assentamentos urbanos e o estabelecimento de novas relações funcionais entre o campo e a cidade. Dessa forma, além das oposições entre o crescimento econômico, conservação ecológica e preservação do ambiente, ou entre desenvolvimento urbano e rural, promovem-se novas economias sustentáveis, baseadas no potencial produtivo dos sistemas ecológicos, nos valores culturais e numa gestão participativa das comunidades para um desenvolvimento endógeno autodeterminado.
O grande desafio é integrar as comunidades locais ao mundo globalizado, sem que elas percam seus valores culturais, e sem que sejam exploradas, como vem acontecendo ao longo de nossa história. Não só levar desenvolvimento econômico a essas comunidades, mas também desenvolvimento social. Tentar diminuir o abismo social que existe entre os homens e entre as nações. Diminuir a pobreza, para que diminuam também os impactos ambientais gerados por ela. Frear o superconsumo dos países desenvolvidos para que a natureza possa sobreviver e, com ela, o homem.

Nenhum comentário: