domingo, 28 de março de 2010

Atividade 1.3- A construção do desenvolvimento sustentável sob a égide do neoliberalismo:um estudo sobre a economia política da crise ambiental"

Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna
Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada a Educação
Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos

Disciplina – Economia Solidária
Professora – Luciana Machado

Resenha do artigo “A Construção do “Desenvolvimento Sustentável” sob a Égide do Neoliberalismo: um estudo sobre a Economia Política da “Crise Ambiental.”.”

Esta crise ambiental, vinculada à expropriação inadequada dos recursos advindos da natureza e pautada na consolidação de ideal de dominação e superioridade humana, foi debatida em grandes conclaves internacionais, destacadamente em Estocolmo (1972) e Rio de Janeiro (1992).
Nesta última grande conferência, foi proclamada a concepção de Desenvolvimento Sustentável. Sua definição alude à satisfação das necessidades presentes e futuras da humanidade, em um claro paradoxo às contradições do sistema capitalista mundial.
A trajetória da construção deste trabalho só atingiu seu intento quando o debate de uma melhor utilização inseriu-se na ordem do neoliberalismo econômico.
A ECO-92 foi a grande responsável pelo acordo de celebração do modelo do Desenvolvimento Sustentável em caráter global, mas o verdadeiro acerto ocorreu na conferência de cúpula do G7, em 1989, quando os sete países economicamente mais poderosos do mundo fizeram um apelo no sentido da adoção imediata de políticas baseadas no “Desenvolvimento Sustentável.”
O Desenvolvimento Sustentável nasceu no âmago do pensamento da classe dominante e utiliza os pressupostos do conservadorismo juntamente com um ensinamento do universo econômico de gestão de negócios: o “Princípio da Precaução”.
O empresariado entende o “Princípio da Precaução” como uma oportunidade inigualável de superar o risco e a incerteza através de investimentos e estudos mais localizados. A precaução quanto ao fim da natureza-combustível sofre então uma mutação deixando de representar temor e preocupação, e se transforma em aprofundamento de pesquisas científicas, desenvolvimento de novas tecnologias, atualizações administrativas e, por fim, lucros maiores e mais duráveis.
O Desenvolvimento Sustentável configura-se como pensamento dominante da nossa época. Ele possui caráter genérico e global. Entendendo-se desta maneira a concepção de Desenvolvimento Sustentável, somos obrigados a interpretar a crise como intempérie necessária ao Modo de Produção Capitalista. Logo, torna-se pertinente questionar a existência de uma crise verdadeira para o caráter ambiental, e qual o seu papel em relação às transformações em curso. Entretanto, é inquestionável que o Desenvolvimento Sustentável é uma das faces da moeda deste grande processo de adaptação do Capitalismo às novas necessidades (baseadas em contradições pretéritas) dos dias atuais.
Conclusão
Através deste artigo, o autor procura despertar a todos aqueles que trabalham em prol da construção de uma alternativa real às intempéries do sistema político-econômico dominante.
Como leitora crítica e reflexiva, posso afirmar que a leitura deste artigo me fez refletir sobre novos conceitos. Sem dúvida recomendo o artigo, principalmente a alunos do curso de Economia.

Bibliografia

OLIVEIRA, Leandro Dias de. A Construção do “Desenvolvimento Sustentável” sob a Égide do Neoliberalismo: um estudo sobre a Economia Política da “Crise Ambiental.”.”

http://www.rc.unesp.br/igce/simpgeo/137-147leandro.pdf

Autora da Resenha
Marilia Rosa de Moraes, Itaperuna/RJ, Abril/2010.

Nenhum comentário: